| 2017/10/25
Tomada de posse do dia 21 de Outubro
Presidente: Lúcia Rodrigues
Secretária: Ana Trindade
Tesoureira: Tânia Anjos
Discurso da Presidente do Executivo:
Senhora Presidente da Assembleia Freguesia,
Senhores membros dos órgãos autárquicos cessantes e todos os autarcas eleitos para a Freguesia de Avelãs de Caminho,
Caras e caros Avelanenses, amigas e amigos,
Começo, em primeiro lugar, por dirigir minhas primeiras palavras a todos os Avelanenses que, exerceram seu direito de voto de uma forma consciente e verdadeira, no passado ato eleitoral do dia 1 de outubro.
Através deste cumprimento, saúdo de igual forma os que votaram e os que não votaram no Movimento CÃvico “PNT - Pela Nossa Terraâ€.
Aos primeiros, os que votaram, agradeço, de coração, a confiança e a esperança que em nós depositaram - tentaremos, a todo o custo, não vos desiludir.
Aos segundos, o meu respeito pela Vossa opção, tomada livremente, espero em consciência, assegurando que serei Presidente de TODOS os Avelanenses.
É com um sentimento imenso de orgulho, humildade e com profundo sentido de missão, que tomo hoje posse neste cargo, por quatro anos e para o qual fui eleita por sufrágio universal no passado dia 1 de outubro, através de uma expressiva manifestação popular. É algo que muito me honra receber o encargo de presidir os destinos de Avelãs de Caminho. Este é também o momento em que assumo, perante todos os Avelanenses e perante Anadia, uma grande responsabilidade. Saberei estar à altura do que de mim é esperado.
Não duvidem, tenho uma noção rigorosa e exigente sobre o que esperam de mim e sobre o movimento de esperança que, representou a minha eleição. A mim, cabe-me cumprir e nunca desiludir.
Da minha parte, sabem que contarão SEMPRE com a minha dedicação e empenho total no exercÃcio desta função. Contem comigo para ser a vossa porta-voz, para acolher as vossas propostas e inclusive as crÃticas construtivas ao nosso exercÃcio.
Afirmei em tempos e aqui mantenho, que a governabilidade não é, por si, um valor absoluto. E a maioria absoluta não era, em consequência, um pressuposto indispensável. Teria sempre, seja como for, de uma forma ou de outra, o dever de procurar no dia-a-dia os devidos consensos para que as decisões, os projetos e a governação não fossem bloqueados. Sempre me mostrei disposta ao diálogo - tomando também em consideração os resultados que viessem a sair das urnas - e a negociar um acordo de Governo. Esse acordo foi realizado, e foi realizado com o Partido Social Democrata. Não posso esconder a satisfação por tal ter sido possÃvel. Se dúvidas houvesse, e acredito que já não existissem, confirma-se de uma forma muito concreta, como sempre estivemos dispostos a acolher os contributos válidos, a competência e a vontade de servir os Avelanenses. Naturalmente, sei que o programa do PNT – Pela Nossa Terra, foi aquele que mereceu a maioria dos sufrágios. Mas também sei que há contributos que, vindos do programa e da equipa com que se apresentou a votos o Partido Social Democrata, serão bem acolhidos na nossa governação. Mal ficaria se não dissesse algo mais. O Partido Social Democrata, representado no Executivo pela Tânia Anjos, soube e saberá colocar os interesses de Avelãs de Caminho e dos Avelanenses em primeiro lugar. Assim se fez história em Avelãs de Caminho, quando selámos este Acordo ao serviço da nossa Terra e dos Avelanenses.
Quero também deixar uma palavra e um sinal de apreço democrático ao MIAP – Movimento Independente Anadia Primeiro, a quem os Avelanenses deram o seu voto também de forma expressiva. Nesta casa, cabe toda Avelãs de Caminho e, por conseguinte, da minha parte, contarão sempre com colaboração e com a vontade de acolhimento de propostas que venham a apresentar, assim como, das crÃticas legÃtimas que venham a fazer à governação desta Freguesia.
Saberei ouvir. Saberei ouvir, sempre. E saberei ouvir todos, sem exceção.
Deixo um agradecimento especial, a todos os cidadãos que, deixaram o seu legado cÃvico e polÃtico, através da participação ativa nos órgãos da Freguesia de Avelãs de Caminho.
Obrigada àqueles que me desejam sorte, pois bem preciso, mas como diz o provérbio "a sorte ajuda algumas vezes, o trabalho ajuda sempre"!
Em meu nome e da Freguesia, muito obrigada!
Lúcia Rodrigues |